Fora do coletivo não há salvação

por Jorge Miguel Presidente


Postado em 2 de Fevereiro 2018 as 11:09



Estudo da CNT aponta que o transporte individual cresceu mais do que três vezes o transporte ferroviário, mesmo assim, a quantidade de passageiros transportados pelo sistema sobre trilhos aumentou 30%. Os dados analisados referem-se ao período de 2011 a 2015.

O estudo identificou que a frota de veículos dedicada ao transporte individual cresceu 24,5% gerando mais carros nas ruas, mais congestionamentos e mais deseconomias: mais tempo gasto, desperdício de combustível, baixa produtividade das frotas de transporte coletivo de passageiros e de carga, mais poluição e outros males que a redução da mobilidade pode gerar. Falta transporte coletivo: de massa, de qualidade, público ou privado.

O transporte de passageiros por fretamento é coletivo, não é de massa, é privado e é de qualidade e por isso atende uma demanda reprimida que deseja e pode pagar por um transporte melhor, mas que, sem incentivos dos poderes públicos (o que não quer dizer subsídios), têm poucas ofertas e prefere a cada dia o transporte individual.

No final da década de 2000 o transporte de passageiros por fretamento foi severamente reprimido. A Pesquisa de Mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo realizada em 2012 mostrou uma queda do número de passageiros transportados pelo fretamento de 22%, enquanto que o transporte individual cresceu 19%, dados comparados com a mesma pesquisa de 2007. Todos os demais modais tiveram crescimento.

Sob este quadro, não reprimir já pode ser considerado como um incentivo.

Quem ganhou com isso? Os que defendem o transporte individual como solução de mobilidade e, portanto, perdemos todos.

O fretamento tem frota para atender a demanda por serviço de qualidade, as empresas operadoras são especialistas e participam do mercado com recursos próprios, sem subsídios, correndo riscos e com todas as incertezas de uma economia em crise que nos três últimos anos, com a queda do PIB, voltou aos níveis de 2010.

Perdemos oportunidades e o coletivo perdeu para o individual, mas é possível reverter e estamos à disposição.

Vamos buscar.

Jorge Miguel

Presidente


Busca
Últimas Posts

Mais lidas essa Semana


Leia Mais

Edital de Concessão para Estacionamento Rotativo em São Paulo

Edital de concessão para estacionamento rotativo em São Paulo foi publicado e obriga o ...

Leia Mais

Artesp Autorizou a Entrada de uma nova Operadora no Mercado de Pedagiamento Eletrônico

A Artesp autorizou a entrada de uma nova operadora no mercado de pedagiamento eletrônico nas r ...

Leia Mais

Reformar é preciso, provavelmente

A partir de novembro entra em vigor, provavelmente, a Reforma Trabalhista. Provavelmente, por que j& ...

Leia Mais

A Rua dos Pinheiros Terá Calçadas e Faixas de Travessia Ampliadas por 35 dias a partir de 5 de Novembro

A Rua dos Pinheiros terá calçadas e faixas de travessia ampliadas por 35 dias a partir ...

Leia Mais

A Petrobras Reduziu o Preço Médio da Gasolina

A Petrobras reduziu o preço médio da gasolina em mais 3,8% nas refinarias, conforme ma ...

Leia Mais

Feliz Dia dos Professores

Ninguém seria o que é, se não fosse por eles. #DiadosProfessores #15deOutubro ...

Baixe agora nosso Aplicativo

E você poderá acessar documentos e ficar por dentro de todas as informações sobre o TRANSFRETUR.

2018. Transfretur®. Desenvolvido por Talentum Informática